Notícia

Universidade dos Açores tem 20 cursos com vagas por preencher

Universidade dos Açores tem 20 cursos com vagas por preencher
 
Primeira fase de candidaturas deixou vagas por preencher em 20 cursos da UAç. Dois deles ficaram mesmo em branco.

Dos 26 cursos nas várias modalidades disponibilizados pela Universidade dos Açores (UAç) para o ano letivo 2013/2014, só seis preencheram todas as vagas na primeira fase que ontem ficou concluída, havendo 20 cursos ainda com vagas por preencher e dois deles ficaram mesmo em branco, ou seja, sem qualquer aluno admitido, para já. 

Os resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior foram ontem divulgados pela Direção Geral do Ensino Superior. 

A nível nacional, só a Universidade dos Minho, com 25 cursos com vagas por preencher na  primeira fase, está numa situação pior - em número de cursos e não de vagas - que a Universidade dos Açores, ao nível do ensino público, havendo no entanto casos bem piores quando se fala apenas dos cursos em branco, uma vez que houve 66 cursos sem alunos admitidos a nível nacional, 11 deles só no Politécnico de Bragança.

No campus de Angra, por exemplo, todos os sete cursos disponibilizados ficaram com vagas por preencher e um deles - Engenharia e Gestão do Ambiente  - ficou em branco, ou seja, com as 20 vagas por preencher, para já. 

No campus de Ponta Delgada, 13 dos 19 cursos ficaram com vagas por preencher, mas só um ficou em branco: Filosofia e Cultura Portuguesa (em regime pós-laboral), com as suas 20 vagas por preencher na primeira fase.

No geral, quase metade dos cursos disponibilizados pela Universidade dos Açores (5 em Angra e 7 em Ponta Delgada) ficaram com mais de 50 por cento das suas vagas por preencher na primeira fase. No entanto e pelo contrário, houve também seis cursos em Ponta Delgada que conseguiram completar já na primeira fase todas as vagas disponibilizadas: foram os casos da Medicina, Proteção Civil e Gestão de Riscos, Gestão, Psicologia, Turismo e Educação Básica.  Em nota de imprensa ontem divulgada, a Universidade do Açores comentou os resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, salientando que 61 por cento das vagas disponibilizadas foram preenchidas, “o que se traduz na colocação de 415 novos alunos, revertendo para as segunda e terceira fases do concurso 268 vagas”.

A Universidade dos Açores estima ainda “admitir cerca de 270 novos estudantes através dos concursos especiais, nomeadamente de maiores de 23 anos, de titulares de cursos médios e superiores e de cursos de especialização tecnológica de nível V (CET), de reingressos, de transferências e de mudanças de curso. O facto de terem ficado 39 por cento de vagas por preencher na primeira fase é justificado pela UAç com a diminuição nacional dos candidatos ao Ensino Superior:  menos 4659 candidatos, uma queda de 10 por cento nas colocações face ao ano letivo passado.
 
Listagem de Colocados no Ensino Superior na 1ª Fase - 2013
 
UAc - Angra de Heroísmo e Ponta Delgada: 

 


2013-09-08 por prcpc em Açoriano Oriental/DGES

Notícias

RSS Destaques Destaques

AcessibilidadeD. XHTML CSS
Desenvolvido por UAc © 2014 | Termos de utilização